Metablog - Cultura Digital
segunda-feira, junho 30, 2003
 
O Post a seguir é uma vesão "clipada e resumida" de uma reportagem da Cosmo Online sobre o trabalho da Rosa Meire Oliveira, que estuda a literetura de diários e tem os blogs como versão atual do formato. Achei os comentários pertinentes sobre o assunto em discussão:

Segundo os estudos da Rosa Meire os diários começam como uma forma de manifestação pública e, muitas vezes, masculina, e vão se tornando, com o tempo, uma forma de expressão íntima, mais associado ao público feminino.

Sob o impacto da onda Internet, via blogs, os diários, analisa a autora, voltam a se tornar públicos, e hoje em dia os diários não podem mais ser definidos como masculinos ou femininos. “Acredito que não existem ações neutras e, como atos de fala, os diários carregam consigo um propósito, nem que seja o de apenas expressar a subjetividade do autor.
No caso dos diários virtuais, a Internet trouxe a possibilidade de qualquer um, usando um computador, um modem e as ferramentas apropriadas, produzir e publicar facilmente o seu blog. É essa democratização a que me refiro, que engloba no processo qualquer gênero, homem ou mulher, masculino ou feminino, bem diferente do que acontecia com o diarismo tradicional, inserido numa sociedade patriarcal, onde o homem tinha a palavra final sobre o que deveria ser publicado ou não”, declara a autora à reportagem da Cosmo online.

Rosa Meire Oliveira atribui à Internet outra mudança no formato: ele deixa de ser íntimo para se tornar, de novo, público. “O diarismo on line modifica assim a natureza dos diários pessoais, quebrando com a tradição existente em boa parte do diarismo, especialmente nos últimos 100 anos: a de que eles não eram escritos para serem publicados”.

 
Bem, a Rosa Meire deu notícia, me passou um link pra visitar (ainda não fui lá) e uma dica que eu acabei de implementar: lá embaixo no final da página do blog eu coloquei uma ferramenta para comentários.

Se quiser, você pode clicar no texto que é a última coisa da página, no cantinho, e vai abrir uma janela para vc colocar o seu comentário em relação ao blog.
 
Uma outra aproximação do formato blog é considera-lo uma espécie de coluna jornalística na internet.

Ao fazer o meu último "post" eu comecei a dar atenção para o fato dos comentários serem apresentados, por default, do mais novo para o mais velho, e não cronologicamente. Isso difere bastante da literatura de diário. Na literatura de diário geralmente recebemos a obra completa e a lemos no sentido cronológico. No blog temos o trabalho literário inacabado, que vai acontecendo por partes e sendo colocado à disposição na medida em que é produzido.
sexta-feira, junho 27, 2003
 
O comentário de hoje passa por uma conclusão bastante óbvia, mas que merece ser reafirmada:
O blog, dependendo da abordagem utilizada, não chega a ser uma novidade tão grande. Na verdade ele é a sequência natural do formato “diário” adaptado para o universo da internet. O meio digital (e principalmente o fato de estar na web) causa um grande impacto nesse formato gerando transformações sérias no “estilo”. Acredito que uma das abordagens válidas para entendermos melhor a natureza dos blogs é trabalhar um paralelo entre eles e a literatura “pré-web”.

Minhas pesquisas sobre blogs continuam e me deparei com comentários sobre o trabalho de mestrado da jornalista Rosa Meire Carvalho de Oliveira, da UFBA, que aborda o assunto. Estou buscando fazer contato com ela e devo trazer mais informações sobre isso em breve.

quinta-feira, junho 26, 2003
 
Etimologia – uma tentativa

Blog é uma abreviação de weblog, ou seja, se refere a um “log” na “web”.

WEB – Se refere a teia, trama, rede. Nesse caso é lógico e de conhecimento comum que a palavra chave é “rede” e que se refere usualmente à internet.

LOG – Existe no dicionário Houaiss a definição de “log(o)” como “linguagem, proposição, definição, razão, etc”, mas nesse caso de uso tudo indica que a expressão passa por um outro caminho:
Dicionários de inglês se referem a “log” diretamente como “tronco, tora, peça de madeira” e indiretamente, com palavras compostas, a expressões inglesas relativas ao universo náutico. Entre elas temos “logbook”, que significa diário de bordo ou livro de registros. É bom lembrar que neste caso registros trazem relação com o tempo (um registro feito em um tempo) como o diário. A expansão dessa expressão para outras áreas (aeronáutica, informática, etc.) parece ter criado a idéia de “log” como registro.

Minhas pesquisas até agora indicam este caminho, mas acredito que novas informações podem surgir com o passar do tempo. Como estamos em um blog, que é por definição uma obra em andamento, proponho começarmos dessas idéias iniciais para tentar descobrir a etimologia da palavra.

quarta-feira, junho 25, 2003
 
O blog , como é comum a processos de web, em um curto espaço de tempo cresceu e abarcou um enorme número de usuários. É um novo formato de comunicação que apresenta características com referências à literatura clássica e conexões com as novas proposições dos meios digitais. Por ser um bom objeto de pesquisas e um bom exemplo de elemento da cultura digital, o blog foi escolhido como tema deste trabalho.

O plano é criar um blog, onde vamos postar comentários e discutir processos e características do uso da própria “ferramenta” blog e consequentemente da cultura digital. Os alunos e demais participantes do curso serão convidados a participar do blog como co-autores do trabalho. Esse “metablog” está previsto para existir até o final do curso de cultura digital.

O objetivo é identificar e discutir as carcterísticas do blog como nova forma de comunicação e tecer comentários sobre a cultura digital em geral, experimentando ao mesmo tempo o seu funcionamento através desse processo.

Powered by Blogger